Aproximadamente 26 mil doses da vacina Astrazeneca foram aplicadas fora da validade. Os dados de lotes e suas respectivas validades podem ser encontrados no DataSUS (sistema de informações do Ministério da Saúde) e em outro sistema de dados do governo federal, o SAGE (Sala de Apoio à Gestão Estratégica).
Uberlândia não tinha aplicado nenhuma dose vencida até a data da publicação desta matéria. É importante estar em alerta para os lotes vencidos, pois existem mais de 113 mil doses vencidas que ainda não foram aplicadas espalhadas pelo Brasil.
O QUE FAZER
Para aqueles que foram imunizados com a vacina vencida é necessário procurar o posto de saúde com o cartão de vacinação para reportar o erro e receber orientações sobre como proceder. A orientação do Plano Nacional de Imunização é que a pessoa receba nova dose em até 28 dias, o que contará como primeira dose, desconsiderando a aplicação com imunizante vencido.
VALIDADE DAS VACINAS
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) analisa inúmeros dados para a regulação dos imunizantes utilizados no Brasil. O prazo de validade das vacinas varia de acordo com a tecnologia e insumos para o desenvolvimento das doses.
A Coronavac tem o maior prazo de validade com a duração de um ano. A Astrazeneca e a Pfizer duram até seis meses. Já a Janssen tem validade de três meses.
VERIFIQUE O LOTE DA VACINA
O jornal Folha de São Paulo, cruzou os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde e disponibilizou uma tabela em que é possível verificar as cidades e os postos de vacinação em que os imunizantes foram aplicados vencidos.
Para acessar a tabela basta acessar o link abaixo:
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos do portal SOS Uberlândia? Cadastre-se AQUI.