O processo de inscrição para o cadastro escolar de novos alunos nas escolas públicas de Minas Gerais para o ano letivo de 2024 já está em andamento a partir desta terça-feira (10). As candidaturas devem ser submetidas através do site do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) até o dia 6 de novembro.
Link para o cadastro: https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br/app/inicio
Uma das novidades deste ano é a automação do processo de renovação de matrícula. Isso significa que os alunos que estavam matriculados e frequentando uma escola estadual até o dia 5 de outubro terão sua vaga assegurada na mesma unidade escolar no próximo ano.
Aqueles que desejam mudar de escola em 2024 terão a opção de solicitar o cancelamento da renovação no Sucem e se inscrever no processo de cadastramento para concorrer a uma vaga.
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), 714 municípios em todo o estado adotaram o Sucem. Este sistema recomenda as escolas estaduais e municipais mais próximas ao endereço fornecido pelo candidato, levando em consideração a etapa de ensino desejada.
Quem está apto a participar?
- Alunos que têm o interesse de ingressar na rede pública de ensino ou que desejam mudar de escola em 2024;
- Estudantes atualmente matriculados em escolas públicas que não oferecerão o nível de ensino ou série a ser cursada pelo aluno no próximo ano;
- Indivíduos que têm a intenção de retornar aos estudos no ensino fundamental ou médio regular, assim como na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
É importante ressaltar que, para se matricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA), é imprescindível que o aluno tenha no mínimo 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.
Para se inscrever, siga os passos abaixo:
A pessoa responsável pelo estudante deve acessar o site e fornecer as seguintes informações:
- Nome completo do estudante
- Data de nascimento do estudante
- Endereço do estudante
- Número da carteira de identidade do estudante
- CPF do estudante (caso possua)
- Nome do responsável legal ou dos pais
Segundo a SEE-MG, aqueles que não têm acesso à internet poderão se dirigir às escolas estaduais e/ou municipais para realizar a inscrição.
Todas informações fora retiradas do site G1 Minas gerais
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos do portal SOS Uberlândia? Cadastre-se AQUI