Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta (16) a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) anunciou a instalação do novo acelerador linear, considerado uma das ferramentas mais modernas do mundo no tratamento de Câncer, o que trará benefícios para os pacientes de Uberlândia e região.
A compra do equipamento foi possível graças a emenda de autoria do Deputado Weliton Prado (PROS) no valor de R$ 6 milhões de reais. Através desse aparelho, até 25 pacientes podem ser atendidos diariamente, agilidade que faz diferença no tratamento oncológico.
Este é o primeiro aparelho com esta tecnologia já instalado e em funcionamento em Minas Gerais, o que iguala o serviço prestado aqui, gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ao dos grandes centros de tratamento oncológico nacionais e internacionais.
Acelerador Linear Elekta Versa HD
O Acelerador Linear Elekta Versa HD, instalado no setor de Oncologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), é o aparelho utilizado para tratamentos radioterápicos. Ele emite feixes de radiação ionizante em pontos específicos do corpo humano, determinados pelo plano terapêutico traçado pela equipe. Este será o terceiro equipamento do tipo no setor de Oncologia do HC-UFU. No entanto, o diferencial é a alta tecnologia aplicada ao tratamento. Ele é capaz de realizar programações com altíssima precisão, além de permitir a realização de imagens por tomografia e raio-x em tempo real, garantindo mais segurança ao paciente e à equipe de saúde.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos do portal SOS Uberlândia? Cadastre-se AQUI.