Entre os dias 17 e 21 de janeiro, estudantes que participaram do Enem 2024 poderão se inscrever gratuitamente no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O processo selecionará candidatos para 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, com destaque para universidades e institutos federais.
Principais informações:
- Licenciaturas: Mais de 68 mil vagas são destinadas a licenciaturas, como parte do programa Mais Professores para o Brasil, que oferece bolsas de até 12 mil reais a candidatos com nota superior a 650 pontos no Enem em cursos presenciais.
- Estados com mais vagas: Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424) e Bahia (22.889). Entre as instituições, a UFRJ (9.050 vagas) e a UFF (8.683) lideram.
- Cursos tecnológicos: São 14.521 vagas em áreas como Energias Renováveis, Análise de Sistemas e Redes de Computadores.
Requisitos e etapas de inscrição:
Os candidatos devem ter concluído o ensino médio, participado do Enem 2024 e não zerado a redação. As inscrições devem ser feitas seguindo estas etapas:
- Acessar a página do Sisu e entrar com perfil gov.br.
- Confirmar dados e preencher informações para a Lei de Cotas.
- Escolher até duas opções de curso.
- Confirmar os dados e a inscrição.
- Acompanhar a classificação parcial.
Cotas e chamadas:
O processo adota as regras atualizadas da Lei de Cotas, que reserva vagas para estudantes de escolas públicas, baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme o Censo 2022.
Haverá apenas uma etapa de inscrição, com chamada regular em 26 de janeiro. Quem não for selecionado poderá manifestar interesse na lista de espera entre 26 e 31 de janeiro.
O Sisu, criado em 2010, é regulamentado atualmente pela Portaria Normativa nº 21/2012 e centraliza vagas de instituições públicas, majoritariamente federais, em todo o país.
Você pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e concorrer a vagas ofertadas em instituições públicas de ensino superior, especialmente em universidades e institutos federais. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, seguindo o cronograma oficial e os critérios para seleção, que foram publicados no Edital nº 35/2024.