VEREADOR PROTOCOLA PROJETO PARA PROIBIR CIRCULAÇÃO DE LIVRO NAZISTA EM UBERLÂNDIA

Uberlândia
Foto: Aline Rezende/CMU

O vereador Fabão (PROS) protocolou um projeto de lei que pretende proibir em Uberlândia,  o comércio, a publicação, a distribuição, a difusão e a circulação do conteúdo integral ou parcial do livro Mein Kampf (Minha Luta, na tradução do alemão), de Adolf Hitler. 

O texto escrito por Hitler em 1924, quando ele estava preso por uma tentativa de golpe, que é considerado uma espécie de bíblia de propagação das ideias nazistas, caiu em domínio público em 1º de janeiro de 2016.

No texto, o projeto deixa claro que qualquer propagação de ideias sobre extermínio de um grupo, qualquer que seja, não pode ser liberdade de expressão. Segundo estudos da antropóloga Adriana Dias, existe um aumento de grupos neonazistas no Brasil, esse crescimento foi de 270% nos últimos 3 anos, reunindo até 10 mil pessoas em 530 núcleos extremistas. A falta de leis contra discursos de ódio tem causado obstáculos à aplicação de punições.

“A gente não pode deixar que esse tipo de ideia se propague. Não dá para deixar em circulação, um material que prega o extermínio, a discriminação, o ódio, o racismo. É inaceitável.” Afirmou Fabão. 

ARACRUZ – ES

Na última sexta-feira (25) todo o país parou com o  ataque a duas escolas que deixou quatro mortos e outros 12 feridos em Aracruz. A ação foi planejada por dois anos e o criminoso usou duas armas do pai, um policial militar. O assassino tem 16 anos, experiência com armas e está sendo investigado se a participação do crime está ligada a grupos extremistas, já que durante o ato, o criminoso utilizava uma braçadeira com a suástica (símbolo nazista). 

O pai do assassino tinha uma postagem na rede social Instagram mostrando o livro Mein Kampf (Minha Luta) com a legenda destacando a importância da leitura. 

CONTAGEM – MG

Em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, uma escola foi alvo de ataques com referências nazistas nesta terça-feira (29). A Escola Municipal José Silvino foi pichada com suásticas e várias mensagens com referência a Hitler.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos do portal SOS Uberlândia? Cadastre-se AQUI