DIREITO DO CONSUMIDOR | PROCON AUTUA FABRICANTE DE PÃO DE FORMA EM UBERLÂNDIA

Uberlândia
Foto: divulgação/WEB.

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Prefeitura de Uberlândia autuou uma multinacional de panificação devido à identificação de uma discrepância entre o peso real e o peso indicado no rótulo de um de seus produtos.

Esse produto em questão é composto por embalagens de pães em formato de bisnaguinha. O lote, encontrado em um supermercado na cidade, foi recolhido e encaminhado para análise do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem), que confirmou a irregularidade.

O Procon Uberlândia emitiu um auto de infração por vício de quantidade, concedendo à multinacional um prazo de 20 dias para apresentar sua defesa, que se encerra no final de fevereiro.

A fiscalização foi realizada no final de janeiro deste ano, após uma consumidora apresentar uma denúncia ao órgão. Diante de indícios de que os pacotes de bisnaguinhas do lote LSP113012072203, vendidos no supermercado indicado pela denunciante e pertencentes à marca Bisnaguito Pullman, apresentaram peso inferior aos 300 gramas informados no rótulo, os fiscais apreenderam preventivamente o produto e o encaminharam para análise técnica. O relatório do Ipem, confirmando a discrepância, foi recebido em 9 de fevereiro, e na mesma data, foi expedida a notificação à fabricante Bimbo do Brasil Ltda.