CONHEÇA OS CANDIDATOS À PREFEITURA DE UBERLÂNDIA NAS ELEIÇÕES DE 2024

Uberlândia
Foto: reprodução.

Cinco nomes foram oficializados para concorrer ao cargo do Executivo em Uberlândia. Com o encerramento do prazo para realização de convenções partidárias na última segunda-feira (5), os partidos agora têm até o dia 15 de agosto para registrar suas candidaturas junto à Justiça Eleitoral.

As eleições estão marcadas para o dia 6 de outubro, com um possível segundo turno agendado para o dia 27 do mesmo mês. A partir de 16 de agosto, os candidatos poderão iniciar suas campanhas de propaganda eleitoral geral, conforme o calendário da Justiça Eleitoral.

Confira, em ordem alfabética, os nomes dos candidatos à Prefeitura de Uberlândia e seus respectivos perfis:

Dandara Tonantzin (PT) e Dr. Geraldo Jabbur (PSD)

Dandara Tonantzin, 30 anos, natural de Gurinhatã, é pedagoga e mestre em Educação. Iniciou sua carreira política em 2020 como vereadora de Uberlândia e, em 2022, foi eleita deputada federal. Conhecida por sua atuação em defesa da educação e igualdade racial, Dandara propõe ampliar políticas de inclusão social e fortalecer a educação pública. Seu candidato a vice-prefeito, Dr. Geraldo Jabbur, foi vereador por quatro mandatos e presidente da Câmara Municipal.

Daphiny Oliveira (PRTB) e Jorge Silva (PRTB)

Daphiny Oliveira, 41 anos, é diarista e mãe de dois filhos. Sem experiência política anterior, destaca sua vivência como cidadã. Sua campanha foca em transparência, inclusão social e melhoria dos serviços públicos. Jorge Silva, 56 anos, profissional na área de eventos, traz habilidades em coordenação e engajamento comunitário como candidato a vice-prefeito.

Gilberto Cunha (PSTU) e Gislane Caixeta (PSTU)

Gilberto Cunha, 62 anos, professor de história e militante do PSTU desde 1994, tem longa trajetória em movimentos sociais e sindicais. Esta é sua quinta candidatura à Prefeitura de Uberlândia. Ele defende a ampliação dos direitos dos trabalhadores e maior participação popular nas decisões do governo. Gislane Caixeta, técnica administrativa e militante da Central Sindical e Popular Conlutas, compõe a chapa como candidata a vice-prefeita.

Leonídio Bouças (PSDB/Cidadania) e Gustavo Galassi (Republicanos)

Leonídio Bouças, 62 anos, é empresário, produtor rural, professor e médico. Com uma carreira política iniciada como vereador em 1988, está em seu sexto mandato como deputado estadual. Suas propostas incluem fortalecer a saúde pública, segurança e desenvolvimento econômico local. Gustavo Galassi, neto do ex-prefeito Virgílio Galassi e ex-presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, é o candidato a vice-prefeito.

Paulo Sérgio (PP) e Vanderlei Pelizer (PL)

Paulo Sérgio Ferreira, 59 anos, é o atual vice-prefeito de Uberlândia, com uma trajetória política que inclui cargos de secretário de Indústria e Comércio, Trânsito e Transportes, e Desenvolvimento Econômico, além de diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Ele foca em melhorias na infraestrutura urbana e atração de novas indústrias para a cidade. Vanderlei Pelizer, 58 anos, profissional de Tecnologia da Informação, começou sua atuação política em movimentos políticos em 2013 e foi assessor do deputado estadual Cristiano Caporezzo.