CASAS POPULARES, MINHA CASA MINHA VIDA ENTIDADES E RURAL. ENTENDA A DIFERENÇA E NÃO CAIA EM GOLPES EM UBERLÂNDIA

Uberlândia
Foto: reprodução/WEB.

As inscrições para os programas habitacionais seguem até setembro deste ano em Uberlândia. A Prefeitura recebe novas inscrições e atualiza dados do cadastro geral de proponentes da Secretaria Municipal de Habitação, visando à seleção de beneficiários para os projetos habitacionais.

CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO DAS “CASAS POPULARES” EM UBERLÂNDIA

  • Ter domicílio eleitoral de, no mínimo, 3 anos (em Uberlândia-MG).
  • Ter capacidade civil (aptidão para adquirir direitos e contrair obrigações).
  • Não possuir imóvel urbano ou rural em qualquer região do Brasil.
  • Não ter sido beneficiado pelo Sistema Financeiro de Habitação.
  • Não ter sido beneficiado pelo Município em qualquer programa de habitação, mesmo que não possua mais o imóvel.

INSCRIÇÃO

MINHA CASA MINHA VIDA 

Minha Casa, Minha Vida – FAR

Em relação à contratação de empreendimentos no âmbito do MCMV-FAR, modalidade operada por meio do Fundo de Arrendamento Residencial – FAR, é imprescindível que as propostas sejam de iniciativa dos agentes proponentes, que podem ser os Entes Públicos Locais (Estados ou Municípios) ou Empresas do Setor da Construção Civil .

Minha Casa, Minha Vida – Entidades

O MCMV-Entidades tem por finalidade a concessão de financiamento subsidiado a pessoas físicas, contratadas sob a forma associativa, para produção de unidades habitacionais para famílias residentes em áreas urbanas, organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).

Em Uberlândia, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) é o único na modalidade Entidades que teve o projeto aprovado. Com recursos do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), serão construídas 600 unidades habitacionais.

Minha Casa, Minha Vida – Rural

O Minha Casa, Minha Vida Rural é operado por intermédio de subvenção com recursos do Orçamento Geral da União. Tem o objetivo de oferecer moradia para os agricultores familiares, incluídos os silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, povos indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e demais povos e comunidades tradicionais residentes em áreas rurais. Ainda, os trabalhadores rurais e as famílias residentes em área rural, independente da atividade econômica que exerçam.

Não caia em golpes 

  • Desconfie de ofertas boas demais: se uma oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é. Seja cético em relação a negócios que prometem grandes recompensas por pouco esforço.
  • Verifique a legitimidade: antes de fornecer informações pessoais ou financeiras, verifique a legitimidade da empresa ou pessoa. 
  • Ano eleitoral: muitas pessoas podem coletar seus dados e oferecer muito pelo seu voto. Lembre-se que a venda de votos é crime.