O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), integrante da Rede Ebserh, promoverá no próximo sábado (7), o Mutirão de Combate ao Câncer de Pele. A ação, que integra a campanha nacional Dezembro Laranja, ocorrerá entre 9h e 15h na portaria do Hospital do Câncer, localizado na Avenida Amazonas, nº 1996, bairro Umuarama.
Durante o evento, serão realizados mais de 20 procedimentos cirúrgicos, biópsias e atendimentos a pacientes com lesões suspeitas de câncer de pele. Não será necessário agendamento prévio, e qualquer pessoa, independente da idade, que resida nos 27 municípios da macrorregião Triângulo Norte pode participar.
Critérios para avaliação médica
A coordenadora do mutirão, a dermatologista Mabel Gomides, alerta para os sinais que demandam atenção, conhecidos como regra do ABCDE:
- Assimetria: pintas com formato irregular;
- Borda: contornos irregulares;
- Cor: presença de dois tons ou mais;
- Dimensão: lesões maiores que 6 mm;
- Evolução: crescimento ou mudanças no aspecto da lesão.
Além disso, feridas que não cicatrizam ou lesões em crescimento são indicativos para buscar avaliação médica.
Os participantes do mutirão receberão orientações sobre prevenção, como evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, usar protetor solar diariamente, chapéus, roupas com proteção UV e óculos escuros. A conscientização é especialmente importante para pessoas do grupo de risco, que incluem:
- Indivíduos com muitas pintas no corpo;
- Surgimento de novas pintas após a fase adulta;
- Histórico de exposição solar intensa;
- Feridas persistentes que não cicatrizam.
A campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), reforça a necessidade de medidas preventivas individualizadas, levando em conta fatores genéticos, familiares e ambientais.