O vereador Fabão (PROS) acionou o Ministério Público nesta sexta-feira (08), através de um ofício, para informar o alto número de pessoas na fila de exames em Uberlândia, principalmente endoscopia e colonoscopia.
Junto ao ofício, o parlamentar apresentou uma lista com pedidos de exames de 114 pessoas que aguardam na fila há mais de 4 meses; alguns casos há mais de 5 anos. Os usuários entraram em contato com o gabinete através de uma publicação da rede social Instagram no mês de março.
A lista é apenas uma pequena parte do número total de pessoas que aguardam para realizar exames de média e alta complexidade. É o caso de Marco Túlio, que se queixa de refluxo, queimação e soluções constantes e aguarda há seis anos para fazer uma endoscopia.
Segundo a OMS, em artigo publicado em abril do ano passado, os cuidados de saúde primários são uma forma altamente eficaz de abordar as principais causas e riscos da falta de saúde.
“Uma ferramenta indispensável no diagnóstico precoce é a realização de exames em tempo hábil. Por essa razão, encaminhei R$ 500 mil para diminuir a fila de colonoscopia e endoscopia em Uberlândia. Mas não é suficiente para zerar, por isso também acionei o Ministério Público.” Afirmou o vereador.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos do portal SOS Uberlândia? Cadastre-se AQUI