LAVA JATO E A ÚLTIMA CARTADA PRA SALVAR SÉRGIO MORO

sergio moro lava jato
Foto: Veja


A estratégia dos aliados de Sergio Moro foi denunciar Eduardo Appio à Corregedoria Regional por uma fantasiosa ameaça. No caso, o sócio da esposa de Moro João Malucelli, que por acaso também é filho do desembargador que lhe dá cobertura no TRF 4, Marcelo Malucelli, teria recebido uma ligação de número desconhecido tentando obter informações sobre o pai. O contato, em tese, estaria sendo realizado por alguém da Receita Federal. A ligação, gravada por João, teria passado por perícia, que apontou que a voz do interlocutor era semelhante a do então juiz.

O Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) tomou a decisão de afastar o juiz Eduardo Appio da operação Lava Jato, em vigor a partir de segunda-feira, 22 de maio de 2023. Appio ocupava o cargo de titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos casos de corrupção envolvendo políticos e empresários.


Appio e Moro têm um histórico de conflitos desde que o primeiro assumiu a Lava Jato em novembro de 2020. Appio é conhecido por defender os direitos dos réus e questionar os métodos da operação, sendo considerado um juiz garantista. Já Moro é visto como um juiz punitivista, que prioriza a eficácia das investigações e condenações. Appio chegou a anular algumas sentenças proferidas por Moro, alegando parcialidade e abuso de autoridade.


Com o afastamento de Appio, a Lava Jato passa a ser conduzida pelo juiz substituto João Pedro Gebran Neto, desembargador alinhado a Moro e aos procuradores da força-tarefa. A decisão do TRF-4 foi comemorada por Moro e pelo ex-coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, que consideraram uma vitória contra a corrupção e a impunidade.


Appio terá um prazo de 15 dias para apresentar sua defesa prévia ao TRF-4, contados a partir da ciência da decisão. Além disso, ele deverá devolver e preservar os equipamentos eletrônicos utilizados no trabalho, incluindo desktop, notebook e celular funcional, para fins de perícia. O juiz nega qualquer irregularidade e alega ser vítima de perseguição política por parte de seus adversários.
O afastamento de Eduardo Appio, que em quem qualquer país seria considerado uma clara manipulação para proteger a elite do Judiciário, é tida como normal na chamada República de Curitiba. Suspeita-se que o movimento desesperado seja a única alternativa para livrar Sergio Moro das sérias acusações do advogado Tacla Duran. Ainda segundo o advogado, essa ação faz parte de um movimento do desembargador Malucelli para impedir que ele possa depor contra Moro.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos do portal SOS Uberlândia? Cadastre-se AQUI