RITA LEE MORRE EM CASA AOS 75 ANOS

Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história do Brasil, faleceu nesta segunda-feira (8). Em 2021, Rita foi diagnosticada com câncer de pulmão e vinha realizando tratamentos contra a doença.
rita lee morre em casa
Rita Lee

Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos, em sua residência em São Paulo, capital. Em 2021, ela foi diagnosticada com câncer de pulmão e vinha lutando contra a doença com tratamentos médicos.

A família da cantora anunciou seu falecimento por meio de um comunicado nas redes sociais de Rita Lee, no qual disseram: ‘Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou’. O velório será realizado no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, na quarta-feira (10), das 10h às 17h, e será aberto ao público.

Rita Lee no inicio dos anos 70 (acervo editora globo)

Quem foi Rita Lee?

Rita Lee Jones de Carvalho nasceu em 31 de dezembro de 1947 e era do signo de Capricórnio, tendo mais interesse por astrologia do que por religião. Além de ser cantora, ela também era compositora, atriz e escritora, e tinha ascendência italiana e norte-americana.


Conhecida como a “Rainha do Rock”, Rita vendeu cerca de 55 milhões de discos, ficando atrás apenas de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nelson Gonçalves. Sua trajetória artística foi uma das mais bem-sucedidas de sua época. Ela foi uma das principais referências da psicodelia tropicalista ao lado dos Mutantes (1966-1972), formados por Sergio Dias e Arnaldo Baptista. Em seguida, ela seguiu para um rock and roll mais ortodoxo com o grupo Tutti Frutti (1973-1978), e posteriormente experimentou um som mais radiofônico, pop e latinizado em parceria com Roberto de Carvalho. Com isso, ela abriu três frentes distintas e poderosas de público, não necessariamente complementares.

Os mutantes

Apresentadora, atriz e escritora

Rita Lee teve uma carreira vasta e diversificada, que incluiu atuações e apresentações em programas de televisão brasileiros. Ela atuou em vários filmes, incluindo “Dias Melhores Virão”, “Tanta Estrela por Aí…” (pelo qual ganhou um prêmio no Festival de Cinema em Gramado) e “Durval Discos”. Além disso, ela participou de novelas como “Top Model” e “Vamp”. Rita também apresentou o programa “TVLeezão” na MTV e foi integrante do programa Saia Justa, da GNT.

Como escritora, Rita Lee publicou livros infantis como “Dr. Alex – Quem Canta Conta”, “Dr. Alex e os Reis de Angra” e “Dr. Alex na Amazônia”. Em 2016, ela publicou uma autobiografia que abrange desde o início de sua carreira musical até perrengues familiares e inclui fotos inéditas.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos do portal SOS Uberlândia? Cadastre-se AQUI