VEREADOR VAI A BELO HORIZONTE SOLICITAR RECOMPOSIÇÃO DE DOSES PARA UBERLÂNDIA

uberlândia
Vereador Fabão na Cidade Administrativa de Minas Gerais em Belo Horizonte.

Nesta terça-feira (21), o vereador Fabão (PROS), entregou pessoalmente na Secretaria Estadual de Saúde, um ofício solicitando recomposição de doses de vacina contra covid-19 para Uberlândia. 

Se avaliado o número de doses repassadas a outros municípios, proporcionalmente, Uberlândia está sendo prejudicada. O Plano Municipal de Imunização está sem estoque para vacinar pelo menos 60 mil faltosos e o déficit de imunizantes também atrasa o calendário. Juiz de Fora já iniciou a aplicação em adolescentes e também iniciou a terceira dose em idosos e imunossuprimidos, enquanto Uberlândia não iniciou nenhum desses grupos.

“Precisamos da recomposição de pelo menos 116 mil doses para vacinar os faltosos e avançar no plano de imunização. Vim a Belo Horizonte para entregar o ofício e também conversar com os deputados sobre esse tema”. Ressaltou Fabão. 

Dentre as ações do mandato do vereador Fabão sobre o Plano de Imunização Municipal estão: 

19 de Janeiro – Ofício encaminhado a Secretaria Municipal de Saúde – Solicitação de informação sobre a quantidade menor de doses repassadas para Uberlândia 

19 de Janeiro – Ofício encaminhado a Secretaria Estadual de Saúde – Solicitação de informação sobre a quantidade menor de doses repassadas para Uberlândia 

02 de Fevereiro – Requerimento encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde – Solicitação de divulgação de lista de vacinados no site da PMU 

02 de Junho – Pedido de informação encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde

“Quantas pessoas no município não retornaram para tomar a segunda dose? – a recomendação de iniciar a vacinação para novos grupos sem vacinar por completo os grupos anteriores é uma recomendação do MS ou uma iniciativa do Município? – quantas mortes por reinfecção tivemos no município de Uberlândia? – a SMS tem dados para indicar quais categorias profissionais foram mais atingidas, considerando as pessoas que vieram a óbito desde o início da pandemia? Se sim, quais são as profissões mais atingidas? – qual tem sido o protocolo de testes para pessoas que procuram as unidades da rede pública com sintomas de covid19? São encaminhadas para fazer o teste imediatamente? Se não, quais são as razões? Quanto tempo em média os usuários com sintomas têm que aguardar para serem submetidos à testagem? – todos os casos de covid-19 confirmados foram submetidos à testagem? ou apenas os sintomas seriam suficientes para indicar um caso como positivo? – o município tem a quantidade de testes necessária para atender a população neste momento e numa eventual “terceira onda”? – qual tem sido o protocolo adotado pela SMS em relação à reserva da segunda dose das vacinas, considerando que por conta no atraso da produção do Butantan várias pessoas na cidade tomaram a segunda dose da Coronavac após o prazo previsto pelo laboratório?” (Questionamentos do pedido de informação)

07 de Julho – Requerimento – Solicitação para que seja criada uma normativa administrativa, no sentido de disciplinar que, as pessoas convocadas para vacinação contra a Covid-19 no município de Uberlândia, mas no momento da imunização, se recusam a serem vacinadas em razão da marca/fabricante do imunizante, sejam redirecionadas para o fim da fila, e aguarde a vacinação de toda população maior de 18 (dezoito) anos.

08 de Setembro – Requerimento – REQUERIMENTO para que seja implementado no município de Uberlândia o “passaporte da vacina”, que deverá ser exibido por todos que quiserem ter acesso a eventos, shopping e outros estabelecimentos com ambiente fechado. Ou seja, todos que comprovarem que tomaram ao menos uma dose da vacina contra Covid-19, poderão ter acesso a esses locais que pressupõem aglomeração de pessoas.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos do portal SOS Uberlândia? Cadastre-se AQUI