O Procon Uberlândia, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realiza um mutirão de atendimento entre os dias 27 e 31 de maio, com foco em beneficiários e pensionistas do INSS que enfrentam problemas com descontos não autorizados em seus benefícios.
A iniciativa tem como foco principal a população idosa, que frequentemente encontra dificuldades para acessar a plataforma digital Meu INSS e verificar a origem de descontos nos pagamentos.
Segundo dados oficiais, cerca de nove milhões de pessoas tiveram descontos aplicados nos benefícios do INSS. No entanto, apenas dois milhões acessaram a plataforma para informar se autorizaram essas cobranças, deixando mais de sete milhões sem manifestação.
Durante o mutirão, servidores do Procon estarão disponíveis para ajudar os cidadãos a acessar os canais oficiais do INSS, identificar possíveis descontos indevidos e orientar sobre como solicitar reembolsos ou contestar cobranças.
Agenda completa do Mutirão Procon Móvel – Apoio a beneficiários do INSS
- Terça-feira (27/5)
Ceai Luizote de Freitas – Rua Roberto Margonari, 100, bairro Luizote de Freitas - Quarta-feira (28/5)
Ceai Rondon – Avenida Rondon Pacheco, 5.865, bairro Brasil - Quinta-feira (29/5)
Ceai Laranjeiras – Rua Senegal, 30, bairro Laranjeiras - Sexta-feira (30/5)
Praça Clarimundo Carneiro – Em frente à agência do INSS, Centro - Sábado (31/5)
Parque do Sabiá – Entrada pela Avenida Anselmo Alves dos Santos
Horários de atendimento:
- De terça a sexta-feira: das 9h às 11h
- Sábado: das 9h às 13h
Devolução de mensalidades
O INSS começou nesta segunda-feira (26) a devolver R$ 292 milhões referentes a descontos associativos feitos indevidamente entre 24 de abril e 8 de maio. Os valores serão restituídos conforme o calendário regular de pagamentos. A devolução ocorre após o INSS suspender acordos que permitiam descontos automáticos em benefícios, devido a uma investigação da PF e CGU sobre cobranças não autorizadas. Beneficiários que desejarem contestar mensalidades antigas devem registrar o pedido pelo site ou app Meu INSS, ou pelo telefone 135. O INSS reforça que não solicita dados por redes sociais ou WhatsApp.
Meu INSS