FIM DA PPI: PETROBRAS DEIXA DE ALINHAR PREÇOS COM O MERCADO INTERNACIONAL

petrobras
Foto: banco de imagens

A Petrobras fez um anúncio nesta terça-feira (16) de maio, informando que irá encerrar a prática da paridade internacional de preços do petróleo e seus derivados. Essa medida, adotada durante o governo de Michel Temer, buscava alinhar os preços nacionais aos preços internacionais, resultando em flutuações diretas no mercado interno.

Desde a campanha eleitoral, o presidente Lula havia prometido uma mudança nesse modelo. Agora, de acordo com o comunicado oficial da Petrobras, os ajustes nos preços serão realizados sem uma periodicidade definida, evitando assim a transferência direta da volatilidade das cotações internacionais e da taxa de câmbio para os preços internos.

Essa mudança proporcionará à empresa uma maior flexibilidade para praticar preços competitivos, aproveitando suas melhores condições de produção e logística, e competir com outros atores do mercado nacional de combustíveis, como distribuidores e importadores.

É importante destacar que o Brasil importa aproximadamente 30% do diesel que consome, e um desalinhamento de preços pode desencorajar a importação desse produto. Essa nova estratégia da Petrobras visa, portanto, equilibrar os preços de forma a não prejudicar a competitividade no mercado e a oferta do combustível.

Confira como era o modelo PPI de precificação:

Para o corpo do texto. Créditos: Observatório Petrobras.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos do portal SOS Uberlândia? Cadastre-se AQUI