UBERLÂNDIA | ESTADO REFORÇA ATENDIMENTO À SAÚDE INTEGRAL E EQUÂNIME À POPULAÇÃO LGBT

Conheça também as iniciativas que amparam a comunidade em Uberlândia
Uberlândia
Foto: banco de imagens.

Da Redação 

A data 17/5 é marcada pela celebração do Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, em  referência ao ato da Organização Mundial da Saúde (OMS), que retirou o termo “homossexualismo” do Código Internacional de Doenças (CID), em 1990.

Com o objetivo de proporcionar acesso integral e equânime aos serviços de saúde para todos os públicos, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) instituiu, desde 2020, a Política Estadual de Saúde Integral LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros), que busca promover atendimento humanizado e oferecer saúde pública de qualidade para todos.

Estabelecida a partir da Resolução CIB-SUS/MG 3202 e publicada em agosto de 2020, a política tem como principais objetivos ampliar o acesso à saúde para a população LGBT, abarcando e acolhendo suas necessidades, bem como qualificar profissionais da saúde e proporcionar melhorias no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

Segundo a resolução SES-MG 8.375/2022, a SES-MG repassou R$ 24 milhões para fomentar ações municipais voltadas à população LGBT por meio da política estadual.

A resolução define normas de adesão, execução, acompanhamento e avaliação de incremento para equipes de saúde da família, visando a qualificação do acesso à saúde da população LGBT, no âmbito da Atenção Primária à Saúde do Estado de Minas Gerais.

LOCAIS DE APOIO EM UBERLÂNDIA 

Além da iniciativa estadual, Uberlândia tem alguns grupos que atendem a população LGBT e prestam serviços variados.

Confira abaixo alguns serviços e unidades: 

NÚCLEO DE DIVERSIDADE E CIDADANIA – NUDS

O Núcleo de Diversidade e Cidadania (NUDS), antes conhecido como Núcleo de Diversidade Sexual foi criado em 2013 e está localizado na Avenida Nicomedes Alves dos Santos, no bairro Lídice. Lá são oferecidos serviços de apoio jurídico, apoio a casos de violência e também encaminhamentos de trabalho para toda a comunidade LGBT+ de Uberlândia e região.

Projeto SOMOS

O Projeto Somos é um projeto de extensão da UFU, formado por estudantes do curso de Direito, Administração, Psicologia e Economia da universidade e também por advogados voluntários.  O grupo promove eventos, debates, casamentos comunitários, além de prestar

apoio jurídico.

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é uma unidade pública do estado responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias, grupos e indivíduos que estejam em estado de vulnerabilidade social.

HCU-UFU

Atualmente em Minas Gerais o Hospital das Clínicas de Uberlândia se tornou referência do SUS em atendimento à população trans, conta Flávia Teixeira, antropóloga, professora do Departamento de Saúde Coletiva, pós-doutora e pesquisadora na área de gênero, também fundadora do “Em cima do salto: saúde, educação e cidadania”, primeiro programa de atenção integrada à saúde transespecífica de Minas, implantado em 2007.

De lá pra cá, o projeto inaugurou o Ambulatório Saúde Integral das Travestis e Transexuais, o primeiro ambulatório voltado a essa percepção no Brasil, além de implantar o nome social no prontuário do usuário trans.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos do portal SOS Uberlândia? Cadastre-se AQUI