A operação “Guilda” cumpre 40 mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (06) em Uberlândia. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) em parceria com a Polícia Militar também cumpre mandados em Uberaba, Patos de Minas e Janaúba.
Os crimes apurados são de corrupção passiva e ativa, prevaricação, associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro cometidos pelos donos de empresas que estampam placas automotivas e despachantes em Uberlândia.
As empresas investigadas tinham um esquema de enriquecimento estruturado envolvendo a criação de empresas “laranjas” com o objetivo de esconder os reais proprietários. O grupo empregava sócios de empresas laranjas. Dessa forma a investigação notou remuneração incompatível com o capital social das empresas em questão.
Recentemente, o GAECO deflagrou a operação “Café Amargo” em Uberlândia com o objetivo de combater a corrupção de agentes públicos e despachantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que resultou na prisão de agentes e buscas e apreensões.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos do portal SOS Uberlândia? Cadastre-se AQUI