Estão disponíveis as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como o “Enem dos concursos”. Os interessados têm até o dia 9 de fevereiro para se inscreverem, e as provas estão programadas para maio.
Esse concurso visa preencher 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos do governo federal. As oportunidades são destinadas a profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento, além daqueles que concluíram o Ensino Médio. Os salários iniciais variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,70. Se você busca uma oportunidade no serviço público, essa é uma excelente chance de ingressar em diferentes setores, contribuindo para o desenvolvimento do país. As inscrições são o primeiro passo para participar desse processo seletivo, então aproveite o prazo e inscreva-se até o dia 9 de fevereiro.
Nessa nova modalidade unificada, os participantes têm a vantagem de competir por várias oportunidades ao pagar apenas uma taxa de inscrição, contanto que essas vagas estejam relacionadas a uma mesma área profissional. Isso significa que, ao se inscrever, você amplia suas chances de ingressar em diferentes posições dentro do mesmo campo de atuação, facilitando sua participação e aumentando as possibilidades de conquistar a vaga desejada.
SIGA O PASSO A PASSO:
– Acesse o site https://cpnu.cesgranrio.org.br/login
– Informe seu CPF e a senha da conta GOV.BR
– Clique em “INICIAR INSCRIÇÃO” (caso precise sair da página, as informações preenchidas serão salvas e haverá a opção “retomar inscrição”)
– Preencha seus dados pessoas e endereço em “DADOS DO USUÁRIO” (alguns dados serão preenchidos automaticamente e, se estiverem incorretos, as alterações deverão ser feitas no cadastro GOV.BR)
– Clique em “acessar” para ver a política de privacidade e, após a leitura, selecione “AVANÇAR”
– Selecione um dos oito blocos temáticos disponíveis
– Clique em “VER DETALHES” para acessar as informações sobre cada bloco e, após a leitura, selecione “CIENTE” e depois “AVANÇAR” (é possível retornar à seção anterior clicando na opção “VOLTAR”, na parte inferior da página
– Agora, o sistema vai exibir os cargos do bloco escolhido. Role até o final da página para ver todos
– Ao clicar em um cargo, o sistema vai exibir a formação exigida. Clique em “SIM” para selecionar o cargo e “NÃO” se desistir (é obrigatório selecionar, no mínimo, um cargo, mas o candidato poderá escolher até todas as opções
– Após selecionar todos os cargos para os quais deseja se inscrever, clique em “AVANÇAR”
– Utilize as setas ao lado dos cargos para enumerá-los de acordo com sua ordem de preferência. Quando terminar, clique em “AVANÇAR”
– Selecione a UF e, em seguida, a cidade onde deseja realizar a prova. Depois, clique em avançar
– As páginas seguintes vão perguntar se você deseja concorrer às vagas para cotas. Clique em “SIM” ou “NÃO”
– Na sequência, você também precisará responder “SIM” ou “NÃO”
se deseja ser tratado pelo nome social;
se vai precisar portar arma de fogo durante a prova;
se exerceu função de jurado;
se prestou serviço eleitoral voluntário.
(em alguns casos, a resposta “SIM” vai exigir o envio de documentos comprobatórios ou seleção de atendimentos especializados)
– O próximo passo é responder voluntariamente o questionário socioeconômico. Em seguida, clique em “AVANÇAR”
– Na seção “PAGAMENTO/ISENÇÃO”, selecione “BOLETO” para emitir o boleto de pagamento ou “TENHO DIREITO À ISENÇÃO DE TAXA” (ao clicar nessa opção, serão exibidas as opções para comprovação de isenção
– Revise todas as informações e, se estiverem corretas, clique em “ENVIAR INSCRIÇÃO” no final da página
– Clique em “SIM, CONFIRMO” para finalizar o envio
– Você será direcionado para a “área do candidato”. Nela, será possível editar informações da inscrição, de solicitações ou forma de pagamento