Uberlândia | A partir desta sexta-feira, 30, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão contar com atendimento presencial nas agências dos Correios para verificar a existência de descontos associativos não autorizados em seus benefícios.
A ação é uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, e visa oferecer uma alternativa humanizada e acessível para quem tem dificuldades com os canais digitais.
Onde buscar atendimento em Uberlândia
- Ac Aparecida – Avenida Floriano Peixoto, 2095. Bairro Nossa Senhora Aparecida;
- Ac Brasil – Avenida Floriano Peixoto, 3232. Bairro Brasil;
- Ac Center Shopping – Avenida João Naves De Avila, Loja 613, 1331. Bairro Santa Mônica;
- Ac Martins – Rua Francisco Rodrigues Serralha, 236. Bairro Chácaras Tubalina E Quartel;
- Terminal Central – Avenida João Pinheiro, Loja 55 E 56, 1154. Bairro Centro;
- Ac Uberlândia – Avenida Getulio Vargas, 299. Bairro Centro.
- A lista completa de unidades pode ser consultada:
- No site dos Correios: https://www.correios.com.br/
- Lista completa: https://www.gov.br/inss/pt-br/noticias/noticias/consulte-a-lista-de-agencias-dos-correios-para-atendimento-sobre-descontos-indevidos/copy6_of_agencias_correios_atestmed_inssAtualizado_28_5_25.pdf
- Pela Central 135
Quem deve procurar as agências
- O atendimento presencial é voltado para:
- Aposentados e pensionistas que têm dificuldade de acesso à internet ou ao telefone.
- Importante: quem já consultou o benefício por meio do app Meu INSS, site do INSS ou Central 135 não precisa comparecer a uma agência.
Documentos necessários
- Basta apresentar um documento de identificação oficial com foto.
- Não é necessário levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.
- Em caso de atendimento por representante legal:
- É preciso apresentar procuração autenticada.
- O atendimento será apenas para consulta, sem alterações cadastrais.
Como será o atendimento
- Realizado em plataforma própria, independente da base de dados do INSS, para garantir a segurança das informações.
- Serviços disponíveis nas agências:
- Consulta sobre descontos no benefício
- Contestação de descontos não autorizados
- Reconhecimento de descontos autorizados
- Consulta do resultado da contestação (em até 15 dias úteis)
- Avaliação de documentos enviados por associações
- Impressão de protocolo com orientações para acompanhar o processo
- Atendimento é gratuito e feito por equipes treinadas
- Haverá prioridade no atendimento nas agências com sistema de filas ou guichês exclusivos
Prazo para atendimento
- O serviço estará disponível de forma contínua, sem prazo final para requerer a contestação ou ressarcimento.
- O Governo reforça que não há necessidade de buscar o atendimento com urgência, pois todos serão atendidos.
Alerta de golpe
- Nenhum servidor do INSS ou dos Correios está autorizado a realizar visitas domiciliares.
- Qualquer tentativa de atendimento fora dos canais oficiais deve ser considerada suspeita.
- Canais oficiais de atendimento:
- Aplicativo Meu INSS
- Site do INSS
- Central 135
Agências dos Correios, a partir de 30 de maio